“Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. Mary Pat Radabaugh

ATIVIDADE À DISTANCIA

ATIVIDADE  1

Utilizando  o power point, criem uma aula para seu aluno.

enviar para: paula.pereira@educacao.mg.gov.br

FAVOR ENVIAR JUNTAMENTE COM O MATERIAL O OBJETIVO DA AULA E PARA QUAL TIPO DE ALUNO A MESMA FOI CRIADA.

dúvidas serão respondidas via email


ATENÇÃO: O arquivo deve ser salvo com o seu nome

TEMAS SUGERIDOS: 


  1. ALFABETIZAÇÃO
  2. NÚMEROS
  3. CORES
  4. LEITURA
ATIVIDADE 2: LER O MATERIAL DISPONÍVEL NO BLOG SOBRE PECS.



ATIVIDADE ORIENTADA


Olá, aluno(a):

Após realizar as leituras e assistir ao vídeo, do material de estudo , lhe convido a participar do Fórum “Identificando TA no seu Cotidiano”:

Esse Fórum tem como objetivo chamar a atenção para os recursos que "aparentemente" não são considerados como TA. Seguindo esta linha, queremos que você cite 2 dispositivos/artefatos, recursos e/ou serviços que você utiliza ou possui em casa que possa se enquadrar como TA e descreva, sucintamente, sua utilização, seguindo o exemplo abaixo:

Exemplo:
Escova Dental Elétrica
Este artefato pode ser utilizado por pessoa com dificuldades motoras ou ausência dos membros superiores. O equipamento pode ser fixado em uma base improvisada. Depois de firmada a escova, o usuário poderá posicionar-se próximo ao equipamento e, com movimentos da cabeça, poderá mudar o foco da escovação.

Orientações: para realizar esta atividade você deverá fazer uma postagem nos comentários, identificando o objeto (dispositivos/artefatos, recursos e/ou serviços) e descrevendo, sucintamente, a sua utilização. Fique à vontade para comentar as postagens dos colegas, estabelecendo um diálogo sobre TA e Atividades da Vida Diária.

Boa atividade!


MATERIAL DE ESTUDO

VÍDEOS - TECNOLOGIA ASSISTIVA

 vídeo 1
vídeo 2

42 comentários:

  1. Bom dia!

    Uma TA que tenho em casa é a argola de chaveiro, colocada no zíper para facilitar fechar e abrir e até mesmo para mante-lo fixo quando esta relaxado, outro é um suporte (pedestal) de celular feito com dois ganchos de chinelo Havaiana, junta os dois e coloca o celular em cima para assistir filme... usamos sempre esse dois em casa.

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    1. Legal Juliana, essa é uma boa ideia em que tipo de deficiência essas tecnologias seriam utilizadas.

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  2. Amei os vídeos , a história do Stephen Hawking é fantástico, m exemplo de superação , de vontade de viver.
    Com relação ao TA que uso com meu aluno, uso apenas uma fita crepe e uma prancha de zinco onde trabalho fatos da multiplicação feito com Eva e imã. O Luís Felipe teve traumatismo craniano devido a um acidente o que causou sequelas na memória e ficou com hemiplegia no lado direito.Ele tem um pouco de resistencia com relação a alguns TA que sugiro por ser vaidoso, adolescente, mas vamos chegar la.

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    1. Najda, isso aí ... Desistir jamais.
      Sabemos que a participação do usuário é considerada como ponto fundamental para que se evite o abandono ou a subutilização posterior do investimento em TA, mas com sua determinação com certeza conseguirá grandes vitórias.

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  3. Muito bem Najda... este é um trabalho diário que exige muita paciência e amor.

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    1. É ISSO MESMO NADJA, ESSE É UM TRABALHO QUE REQUER PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA TAMBÉM REALIZO TRABALHO COM ESTE RECURSO E DÁ RESULTADO.

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    2. QUANTO AOS ARTEFATOS A O LÁPIS, A COLHER E A CANECA COMUM PODEM SER USADOS COM PESSOAS COM DIFICULDADE DE APREENSÃO É SÓ ENROLAR UM EVA COM FITA ADESIVA NO CABO.

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    3. muito bem Alessandra, isso mesmo.

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    4. Maria das Graças de Carvalho Rocha29 de agosto de 2016 às 22:09

      Os videos são enriquecedores! um exemplo de TA que uso com meu aluno é uma argola adaptada ao zíper para facilitar o manuseio do mesmo.

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  4. JÂNIA GOMES GONÇALVES SOARES26 de agosto de 2016 às 13:51

    GOSTEI DEMAIS DOS VÍDEOS. MOSTROU PARA NÓS O QUANTO É IMPORTANTE A SUPERAÇÃO E A BUSCA DE ALTERNATIVAS.
    COM MEUS ALUNOS, PORQUE UM DELES TEM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA... (INTELECTUAL E FÍSICA)... USO COM ELES, COMO FORMA DE TA, O ELEVADOR DA ESCOLA PARA DESCER, PORQUE ELES ESTUDAM NO ANDAR DE CIMA E APRESENTA DIFICULDADE PARA DESCER A ESCADA. PARA SUBIR, UTILIZAMOS A ESCADA PARA TREINAR O EQUILÍBRIO E A ATENÇÃO. O OUTRO ALUNO, QUE É AUTISTA, APRESENTOU MEDO NO INICIO, MAS ACABOU ADQUIRINDO CONFIANÇA E AGORA ATÉ GOSTA. ENTÃO ACREDITO QUE PARA ELE TAMBÉM ISSO FOI UMA FORMA DE TA. UM ABRAÇO, JÂNIA

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  5. Os videos nos dá uma grande motivação, devido ao exemplo de superação. Uma busca de melhor tecnologia e qualidade de vida.
    Quanto a TA que uso no meu dia-a-dia com a Nathália, que é PC, na falta de uma mesa prancha, vi a necessidade de adaptar algo para que pudesse ter como base para trabalhar pinturas. Utilizei uma raquete de madeira de ping-pong, colei a atividade na mesma, segurei na haste, o que facilitou para que a aluna tivesse um suporte para terminar sua pintura.

    Gilvânia

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  6. Gostei muito dos vídeos, uma vez que retrata a superação e proporciona autonomia e qualidade de vida.
    Quanto a TA que utilizo na sala de aula, confeccionei uma caixa com um peso dentro, envolvida com um pano colorido para firmar suas atividades, uma vez que tem hemiplegia e trabalha apenas com um braço, que dá mais firmeza e segurança na hora de realiza-las.

    Viviane Lima

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  7. Gostei muito dos vídeos. Eles confirmam que não é só com TA de alto custo que atingimos os nossos objetivos.
    Utilizo com uma aluna que é PC e apresenta dificuldade em segurar os objetos, uma faixa de EVA nas mãos para que ela segure o copo com duas abas e tampa de bico que auxilia para que a água não derrame. Esse recurso se faz necessário para promover a autonomia e independência da aluna.

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    1. Marluce, Parabéns pela sensibilidade em procurar meios para que o aluno supere suas barreiras e alcance a sua independência nas atividades de rotina.

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  8. BOM DIA!
    GOSTEI MUITO DO TEXTO QUE FALA SOBRE AJUDAS TÉCNICAS E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA,AS IDÉIAS NELE APRESENTADAS E A APLICABILIDADE DESSES RECURSOS NO DIA DIA.SERVE PARA APERFEIÇOAR E REVER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO MELHOR COMPREENSÃO E APRENDIZADA DO ALUNO.O VÍDEO DE STEPHEN HAWKING É UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO ,PERSISTÊNIA ,VONTADE DE VIVER E DE ATINGIR UM OBJETIVO.

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    1. Alessandra,
      Com certeza a adoção de medidas que assegurem o acesso a aprendizagem, em bases iguais com os demais alunos é uma das funções das "TA". Também gosto muito dos textos apresentados no blog.

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  9. Utilizo o prendedor de roupa fixado no lápis como uma TA, para minha aluna com Deficiência Múltipla ,dando suporte de espaçamento e altura entre o lápis e a mão, facilitando o seu apoio ( manuseio e rabiscos) na realização das atividades.

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  10. UTILIZO A ESCOVA DE DENTE ACOPLADA AO EVA COMO TA, ENGROSSANDO O CABO,PARA MINHA ALUNA AUTISTA, DANDO PREENSÃO E SEGURANÇA PARA A ESCOVAÇÃO BUCAL.

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    1. Alessandra, ideia simples que promoveu a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da aluna. Parabéns

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  11. Os vídeos nos mostram coragem, superação, vontade de viver e viver independente. Em relação a Tecnologia Assistiva, as duas principais usadas pelo meu aluno são: A cadeira de rodas motorizada que o leva a locomover com facilidade, sem precisar força e uma mesa adaptada a altura de seus braços , para que ele consiga realizar suas atividades em sala de aula, sem precisar se curvar, já que ele tem Distrofia Muscular do Ducheine.

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    1. Rosângela, os equipamentos utilizados pelo seu aluno vem ao encontro do pensamento de RADABAUGH:Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis.Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.

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  12. A “TA”, utilizada é uma colher acoplada a um cabo( feito com um pedaço de madeira maciça, enrolada em EVA), dando firmeza e segurança, para o manuseio na hora da alimentação, aluno com deficiência física( quadriparesia),com dificuldade nos membros superiores. A utilização da “TA”, a hora de sua alimentação faz que o mesmo, com ajuda física, possa ser incentivado a alimentar-se sozinho, adquirindo independência, sabemos que esse processo é à longo prazo, pois o mesmo tem limitações no membros superiores, mas a “TA”, foi criada para ajudar pessoas com necessidades especiais, e nós professores de apoio, devemos conhecer e aplicar a “TA”, à nossos alunos.

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    1. Patricio, tem razão a "TA" deve ser entendida como o “recurso do usuário” e não como “recurso do profissional”. Isto se justifica pelo fato de que ela serve à pessoa com deficiência que necessita desempenhar funções do cotidiano de forma independente

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  13. Bom Dia!
    Uma tecnologia que pode ser usada como TA e que está presente no nosso cotidiano como sistema e meio de comunicação no cotidiano de vários profissionais é o fone de cabeça.Existem os fones e microfones muito usados por telefonistas no dia a dia ou palestrantes dando possibilidades,segurança e autonomia.Podem ser usados por pessoas que não tem os braços...etc

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    1. boa lembrança. mas que pena que vc não assinou. Assine a postagem por favor, abaixo em responder vc inclui seu nome ok... to aguardando

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  14. Videos excelentes, nos mostra que a vida foi feita para ser vivida a cada segundo e a paciência e persistência nos eleva e alcáçamos o sucesso e aí se percebe que a vida foi feita para ser vivida, vale apena lutar.Quanto TA que eu utilizo com meu aluno são pedaços de espuma espessura grossa que eu faço troca por objetos que ele utiliza e que muitas vezes o machuca, essa espuma além de ser lavável, macia não o machuca, uma vez que ele tem a necessidade de ficar sempre seguro por objetos essa foi uma alternativa que encontrei pois além disso ela não faz barulho em sala de aula e todos podem tranquilamente assistir bem a aluna durante o dia lembro que além da necessidade de objetos em suas mãos há a necessidade de batê-los.

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    1. Ediméia, a alternativa que você encontrou com certeza proporciona ou amplia as habilidades funcionais do aluno com deficiência e consequentemente promove a Vida Independente e a Inclusão.

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  15. Achei muito interessante os vídeos, aprendi coisas novas, adorei. Os vídeos nos mostra uma grande superação, a vontade e a paciência de se vencer. Quanto a TA adaptei jogos silábicos em um papel grosso que auxiliam aquele que tem dificuldades motoras.

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  16. Muito bom os vídeos, um exemplo de vida para nós.Com relação ao TA uso com minhas alunas um estojo com vidros recicláveis com tinta trabalho cores,e preensão.podendo exercitar a coordenação motora,noção de espaço adaptando um elástico para o aluno que tem os movimentos comprometidos. Uma maneira divertida de aprender brincando .DEFICIÊNCIA FÍSICA,PARALISIA CEREBRAL e outras.

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    1. como tive a oportunidade de conhecer seu trabalho na pratica, posso te dizer, você está no caminho certo. Parabéns

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  17. Boa Noite!
    Um exemplo de TA que tenho aqui em casa é uma caixa de madeira que utilizo para meu filho de 5 anos subir e escovar os dentes, pois a pia é muito alta pra ele. Outro exemplo que usei foi para trabalhar nomes de figuras com meu filho com quebra cabeça de palito de picolé pintado com a figura e o nome. Peço a ele para montar e identificar 1ª letra e última letra.

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  18. Os vídeos foram bem interessantes e nos mostram que nunca devemos desistir. Ao depararmos com situações "problema" devemos ser sensíveis e persistentes. Temos que dar oportunidades iguais aos nossos alunos.
    Quanto a TA utilizo com os alunos PCs fita adesiva para afixar as atividades na carteira.

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  19. Acredito também, que a sensibilidade e persistências são fundamentais

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  20. Os textos e os videos nos estimulam buscar dia após dia trilhar novos caminhos, com a perspectiva de acreditar, que se pode fazer muito em prol dessas pessoas, rompendo com paradigmas existentes e partindo para a inclusão de fato. qualquer individuo que apresenta alguma deficiência ou dificuldade pode contar com a TA, contribuindo para amenizar as suas limitações ou impedimentos, favorecendo assim uma maior socialização e integração na sociedade.
    Uma vez desenvolvi um volante com mangueira de jardim para um aluno com PC, no volante tinha texturas diferentes (pano, lixas e textura lisa da mangueira), através do lúdico foi possível trabalhar diversos conteúdos e habilidades, dentre elas, localização, autonomia para localizar qual a direção desejada, criatividade, diferença e sensibilidade.

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  21. Paula os textos e os videos nos dão a noção exata de que não podemos desanimar, temos que ser insistentes no que acreditamos e que os deficientes terão uma vida muito melhor se realmente forem incluídos em uma sociedade preocupada em quebrar as barreiras que os mesmos encontram caminho a fora. É interessante perceber que um cabo de pente pode se transformar em um utensilio para facilitar o uso do sapato, que a textura diferenciada em paredes podem demarcar ambientes para um cego e que o cinto que se usa no dia a dia pode se transformar em um fixador de objetos.
    Professora Deuzana

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